Foto: REUTERS/Tom Brenner
Donald Trump em Grand Rapids, Michigan 20/7/2024
A eleição de Donald Trump para um segundo mandato pode resultar em um fortalecimento de sua posição nas instâncias judiciais, onde enfrenta diversos processos. Atualmente, ele se defende de dois casos criminais, está envolvido em um terceiro litígio e aguarda a sentença de um quarto, conforme a Folha de S. Paulo.
Um dos principais processos envolve acusações de que Trump tentou reverter sua derrota nas eleições de 2020. Esse caso foi paralisado por uma decisão da Suprema Corte, que concedeu uma imunidade parcial a presidentes, o que também afetou a investigação sobre a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
Outro processo em andamento envolve a posse ilegal de documentos sigilosos. Embora a juíza responsável, indicada por Trump, tenha arquivado a ação, a Procuradoria recorreu da decisão. A possibilidade de os processos serem abandonados é respaldada pela prática do Departamento de Justiça, que, tradicionalmente, evita atuar em casos envolvendo presidentes. Trump também poderia, eventualmente, conceder um indulto a si mesmo.
Quanto à tentativa de interferir nas eleições da Geórgia, os advogados de Trump defendem que o processo deve ocorrer na Justiça Federal e não na estadual, o que pode levar à suspensão do caso.
Por fim, há o processo em Nova York, relacionado ao pagamento de silêncio de Stormy Daniels, atriz com quem Trump teria tido um caso. Ele já foi condenado em maio deste ano pela compra de silêncio durante a campanha de 2016. A sentença deve ser anunciada em 26 de novembro, mas a expectativa é que a punição seja branda, com defesa de Trump planejando recorrer, citando a imunidade presidencial.
Fonte: Brasil 247
Siga nas redes sociais