Política

Lula recebe alta médica e pode retomar viagens aéreas

Exames recentes mostram evolução no estado de saúde do presidente

Da redação

Domingo - 10/11/2024 às 12:04



Foto: Ricardo Stuckert/PR Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por novos exames médicos neste domingo (10), realizados no hospital Sírio-Libanês, em Brasília. A reavaliação ocorreu após o acidente doméstico sofrido há três semanas, quando o presidente caiu no banheiro do Palácio do Alvorada.

De acordo com o boletim médico, os resultados indicaram uma melhora significativa no quadro de saúde de Lula em comparação aos exames anteriores. Com isso, ele foi liberado para retomar as viagens aéreas.

Este foi o quinto ciclo de exames realizados pelo presidente, com o objetivo de monitorar sua recuperação. Os três boletins anteriores apontaram que Lula se encontrava em um quadro “estável”, o que permitiu que continuasse exercendo suas funções em Brasília.

O acidente ocorreu no dia 19 de outubro, quando o presidente caiu e bateu a parte de trás da cabeça, necessitando de cinco pontos. Além disso, o impacto causou um pequeno sangramento na região da têmpora.

Cancelamento de viagens

Nas avaliações anteriores, o presidente foi orientado por médicos a evitar voos. O presidente cancelou compromissos internacionais desde o acidente: a Cúpula dos Brics, na Rússia; a COP29, no Azerbaijão; a COP16, na Colômbia.

Ainda durante as eleições municipais, Lula deixou de participar de atos de campanha de Guilherme Boulos (PSOL), então candidato à prefeitura de São Paulo. O presidente também não votou no segundo turno eleitoral, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

O presidente também deixou de ir ao Peru para participar da Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). Segundo o Planalto, a decisão não foi motivada pelo estado de saúde do presidente, mas pelos compromissos com a Cúpula de Líderes do G20, que ocorre entre os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Veja o Boletim Médico

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje, 10/11/24, no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para repetir a avaliação por imagem. Ele permanece sem sintomas, e o exame mostrou melhora em relação aos anteriores, devendo manter suas atividades habituais, com liberação para viagem aérea. O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.Dr. Rafael Gadia Diretor de Governança Clínica Diretora Clínica. Dra. Luiza Dib Diretora Clínica”.

Fonte: CNN

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: