Política

Lula evita confirmar reeleição, mas se diz pronto para enfrentar a extrema direita

O presidente ressaltou que está ciente do apoio de vários partidos, mas reafirmou que a decisão será tomada com responsabilidade

Da redação

Sábado - 09/11/2024 às 11:33



Foto: Ricardo Stuckert/PR Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não confirmou se será candidato à reeleição em 2026. Em sua fala, Lula preferiu adiar qualquer discussão sobre o futuro político, destacando que o momento exige reflexão e responsabilidade. “2026 eu vou deixar para pensar em 2026. Tem vários partidos que me apoiam. Vou discutir isso com muita sobriedade, com muita seriedade, porque governar não é jogar futebol”, afirmou o presidente.

Embora não tenha tomado uma posição definitiva sobre a candidatura, Lula demonstrou disposição para enfrentar um novo processo eleitoral, caso seja necessário. “Se chegar na hora e os partidos entenderem que não tem outro candidato para enfrentar uma pessoa de extrema direita, que seja negacionista, que não acredite na medicina, que não acredite na ciência, obviamente que estarei pronto para enfrentar”, disse. Porém, ele acrescentou: “Mas espero que não seja necessário. Espero que a gente tenha outros candidatos e que possamos fazer uma grande renovação política no país e no mundo.”

A jornalista questionou o presidente sobre a sua idade, já que, em 2026, ele terá 81 anos. Em sua resposta, Lula enfatizou o compromisso com o futuro do Brasil. “Em 2026, eu tenho o compromisso de entregar esse país com a economia equilibrada, com crescimento econômico, com geração de emprego, com mais gente alfabetizada. É isso que quero entregar para esse país. As pessoas tomando café, almoçando e jantando todos os dias. As pessoas com acesso à medicina dos especialistas, é isso que quero para o meu país, e é isso que vou fazer”, concluiu o presidente.

Fonte: Revista Forum

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: