Municípios

Skatistas de Campo Maior inauguram pista no aniversário de 261 anos da cidade

A pista é esperada há mais de 10 anos pelos praticantes do esporte

Bruna Raryana / Estagiária sob supervisão

Terça - 08/08/2023 às 15:36



Foto: Divulgação Skatistas em Campo Maior
Skatistas em Campo Maior

Será inaugurada hoje, 8 de agosto, a tão esperada pista de skate da cidade de Campo Maior, distante 83 Km de Teresina. O evento acontecerá também em comemoração ao aniversário da cidade, que hora celebra 261 anos hoje.  A pista de skate está localizado na praça do Ginásio Poliesportivo e o evento terá início às 16h30. Juntamente a inauguração acontecerá o segundo Campeonato de Skate para os praticantes do esporte.

O Piauí Hoje conversou com Daniel Silva, 27 anos, que desde 2013 luta para que seja construído um local próprio para que os atletas possam treinar. Dez anos depois os skatistas se alegram por agora poderem ter um local específico para seu esporte na cidade.

Prática do esporteHistória

Daniel Silva é músico profissional, e é um dos percursores do esporte na cidade de Campo Maior. Começou a praticar aos 16 anos, pelas ruas e avenidas da cidade e acumula muitas histórias sobre a dificuldade de se manter praticante. Ele conta que, ao iniciar no esporte, havia poucas pessoas e que o skate o ajudou a vencer a depressão. “Ajudou-me a ver o outro lado da vida, o lado das coisas boas. Fiz vários amigos”, conta.

As dificuldades enfrentadas pelos praticantes do esporte chegaram a colocar suas vidas em risco em um episódio acontecido na praça do complexo no ano de 2021. Um dos vigilantes do local, incomodado com skatistas, os ameaçou utilizando uma faca.  Segundo Daniel Silva, o esporte infelizmente ainda é muito criminalizado e, por vezes, os praticantes são criticados por desconhecimento. “Acreditamos que com um local próprio para praticarmos, o esporte poderá ser visto com mais seriedade e importância pela população”, diz .

Ele já participou de Campeonato Piauiense de Skate em 2022 e pretende concorrer esse ano também, representando sua cidade, Campo Maior. “Agora com a pista, vai facilitar os treinos e acredito que o meu desempenho nos campeonatos irá melhorar bastante” afirma.


Construção


O skatista conta que desde que iniciou no esporte sente a necessidade de um local próprio para praticar.  Ele recorreu a figuras públicas políticas e a órgãos municipais de Campo Maior, mas sem sucesso. Em 2021, o jornalista Wesley Paz conheceu o projeto da pista e passou a auxiliar os skatistas. No mesmo ano, o projeto foi aprovado para construção. Logo após, houve o reconhecimento de campo para construção e foi dada início a obra.


Hoje, Daniel Silva abriu uma loja com produtos especializados para skate e pretende dar aulas particulares para crianças que desejem conhecer e aprender o esportes.

O skatista Cristiano Silva, também reside em Campo Maior e conta que receberá com alegria a pista de skate. “ A pista trará benefícios em todos os aspectos. Melhorará a qualidade dos treinos do atletas, assim como ajudará para que possamos praticar em segurança,” diz. Cristiano Silva relembra todas as vezes que eles foram expulsos de praças, ou que se machucaram enquanto andavam em vias públicas, disputando o espaço com carros e motocicletas.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: