Geral

Avião cargueiro faz pouso de emergência e pega fogo no aeroporto de Guarulhos, em SP

O incêndio na aeronave foi controlado rapidamente pelos bombeiros e as equipes de emergência do aeroporto

Da Redação

Sábado - 09/11/2024 às 11:18



Foto: Redes sociais O avião foi coberto por uma espuma anti-fogo no aeroporto de Guarulhos
O avião foi coberto por uma espuma anti-fogo no aeroporto de Guarulhos

Um avião cargueiro da empresa Total Cargo precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na madrugada deste sábado (09.11), após um incêndio ser registrado a bordo. O caso envolveu uma aeronave Boeing 737-4Q8 (SF), que estava em voo quando as chamas começaram. A situação foi controlada logo após o pouso, por volta das 2 horas, e, felizmente, não houve vítimas entre os tripulantes ou no solo.

"O fogo já foi controlado e não há registro de vítimas", informou a direção do aeroporto, destacando a pronta resposta das equipes de emergência. Além da brigada de incêndio do próprio aeroporto, cinco unidades do Corpo de Bombeiros participaram do combate ao fogo, que se concentrou principalmente na pista. Até as 7h, as equipes ainda trabalhavam na retirada da carga e no rescaldo do incêndio para garantir a segurança na área e permitir o retorno das operações aéreas.

Outros incidentes no Brasil

O incidente em Guarulhos é mais um a se somar ao aumento de incidentes aéreos registrado no Brasil em 2024. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o número de incidentes envolvendo aeronaves comerciais e de carga subiu em comparação aos anos anteriores, com um crescimento estimado em 15% nos primeiros oito meses do ano. 

O levantamento da ANAC inclui situações de pouso forçado, problemas técnicos durante o voo e situações de emergência envolvendo aviões comerciais e cargueiros.

Em 2024, além do incidente com o avião da Total Cargo em Guarulhos, houve outros casos significativos, incluindo falhas mecânicas e pousos de emergência registrados em aeroportos de cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

Esse aumento de ocorrências reforça a importância de medidas preventivas e da atuação rápida das equipes de emergência, como destaca a ANAC, que enfatiza a necessidade de inspeções rigorosas e da capacitação contínua das equipes de resposta a emergências.

Com as novas estatísticas e ocorrências como essa, o setor aéreo brasileiro busca equilibrar o aumento da demanda de voos e transporte de carga com práticas de segurança reforçadas, promovendo assim a segurança para tripulantes, passageiros e operadores de carga.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: