Foto: Divulgação
Projeção de abertura para as Paralimpíadas
Pela primeira vez, a cidade de Paris sediará as Paralimpíadas, que têm seu início no dia 28 de agosto a partir das 20h (às 15h no horário de Brasília). A cidade vem preparando uma grande cerimônia de abertura com desfiles de atletas e apresentações artísticas na Champs-Élysées e o Parque Urbano La Concorde, dois famosos pontos turísticos.
A cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Paris 2024 promete receber cerca de 65 mil pessoas. O desfile dos atletas, que começará na avenida Champs-Elysées, será aberto ao público, enquanto o restante da cerimônia ocorrerá no Parque Urbano La Concorde, com a entrada oficial das delegações, apresentações artísticas e discursos protocolares.
Jitske Visser, medalhista de ouro em basquete em cadeira de rodas e presidente da Comissão de Atletas do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), expressou entusiasmo pelo evento: "A cidade do amor fará o coração de cada atleta bater mais forte. Que momento incrível para nossos esportistas, que participarão de uma histórica cerimônia na avenida mais famosa do mundo, cercados pelo charme de Paris."
Ao todo, cerca de 4.400 atletas, divididos em 184 delegações, marcarão presença na abertura. A organização busca garantir acessibilidade universal tanto para competidores quanto para espectadores. O governo francês mobilizou aproximadamente 15 mil policiais para assegurar a segurança durante o evento.
A Champs-Elysées, conhecida por suas fileiras de árvores e seu visual único, também é palco frequente do Tour de France. Ela conecta pontos turísticos emblemáticos de Paris, como o Arco do Triunfo e a Place de La Concorde, que será transformada no Parque Urbano La Concorde para a cerimônia de abertura em 28 de agosto.
Historicamente, a Place de La Concorde, construída entre 1757 e 1779, foi inicialmente batizada de Praça Luís XV e depois renomeada Praça da Revolução durante a Revolução Francesa, quando cerca de 1.200 pessoas foram executadas ali. Só em 1795, recebeu o nome atual, Place de La Concorde. Atualmente, a praça é um ponto turístico popular e já sediou competições de breaking, BMX Freestyle, skate e basquete 3x3 durante as Olimpíadas.
Para a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos, a praça será equipada com arquibancadas e quatro palcos.
O Brasil nas Paralimpíadas
O Brasil contará com uma delegação de 280 atletas nas Paralimpíadas de Paris, a maior já enviada para uma edição internacional dos Jogos. Serão 255 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (18 para o atletismo e um para o triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. O país competirá em 20 das 22 modalidades dos Jogos, exceto no basquete e no rúgbi em cadeira de rodas.
Edênia Garcia, nadadora de 37 anos que participará de sua sexta edição dos Jogos, expressou sua empolgação: "Vamos ver uma seleção cheia de brasilidade da cabeça aos pés. Haverá muitos sorrisos na abertura e muitas medalhas."
Victor Gabriel, de 16 anos e o membro mais jovem da delegação, também está ansioso pela cerimônia de abertura. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) revelou os uniformes da delegação, desenvolvidos especialmente para os atletas. Edênia e Victor Gabriel participaram do processo de criação, garantindo que as roupas fossem adaptadas às necessidades dos competidores. Os chinelos, por exemplo, foram projetados com materiais têxteis acolchoados para maior conforto, especialmente para atletas com baixa ou nenhuma sensibilidade nos pés.
Fonte: ge
Siga nas redes sociais