Brasil

Bortoleto é anunciado e Brasil voltará à Fórmula 1 após sete anos fora do grid

Última participação de um brasileiro ocorreu em 2020, quando Pietro Fittipaldi substituiu o francês Romain Grosjean

Da Redação

Quarta - 06/11/2024 às 10:42



Foto: James Sutton - Formula 1/Formula Motorsport Limited Gabriel Bortoleto no pódio da F2 na Itália, após vencer corrida principal da etapa de Monza em 2024
Gabriel Bortoleto no pódio da F2 na Itália, após vencer corrida principal da etapa de Monza em 2024

O Brasil celebra o retorno ao grid da Fórmula após sete anos de ausência com a chegada de Gabriel Bortoleto à Sauber para a temporada de 2025. O anúncio, feito nesta quarta-feira, marca o fim de um período sem pilotos brasileiros titulares na principal categoria do automobilismo desde a aposentadoria de Felipe Massa, em 2017. A última participação de um brasileiro ocorreu em 2020, quando Pietro Fittipaldi substituiu o francês Romain Grosjean em duas corridas pela Haas após um grave acidente. Agora, o jovem paulista de 20 anos assume a vaga na Sauber ao lado do experiente Nico Hulkenberg, atualmente na equipe Haas, e torna-se o 32º brasileiro a competir oficialmente na F1. 

A contratação de Bortoleto pela equipe suíça foi concretizada após negociações que avançaram no GP de São Paulo, em Interlagos, no último fim de semana. A atenção da Sauber sobre o piloto intensificou-se depois de sua impressionante atuação em Monza, no início de setembro, quando venceu uma corrida após partir do último lugar no grid. Na Fórmula 2, principal porta de entrada para a F1, Bortoleto apresentou uma temporada de alta performance, consolidando sua liderança no campeonato e demonstrando consistência que chamou a atenção da equipe.

Bortoleto se junta a um seleto grupo de brasileiros que fizeram história na Fórmula 1. Com uma mistura de juventude e talento, ele chega ao grid com a missão de representar o Brasil e buscar uma trajetória de sucesso na categoria.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: