Foto: SEMIL/Divulgação
Brasileiros acham que economia pode ser devastada por eventos do clima
Uma pesquisa do Instituto Climainfo mostra que 91% dos brasileiros acham que, se os eventos climáticos piorarem, os impactos sobre a economia do Brasil serão devastadores. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (14) e ouviu 2 mil pessoas.
O levantamento também revelou que 79% dos entrevistados querem que o Brasil lidere a transição energética no mundo. Além disso, 64% acreditam que o país deveria focar em eliminar a produção e o consumo de combustíveis fósseis para se desenvolver economicamente. Para 73%, a prioridade do governo deveria ser combater a mudança do clima. Quase todos os entrevistados (97%) apoiam o fim do desmatamento até 2030.
A pesquisa também revelou algumas ideias erradas. Por exemplo, 81% acreditam que o desmatamento é a principal causa das mudanças climáticas no mundo, 72% acham que as empresas de petróleo e gás deveriam ser responsabilizadas pelos eventos climáticos extremos, e 71% acreditam que é possível parar de queimar combustíveis fósseis até 2050.
Delcio Rodrigues, diretor do Instituto Climainfo, comentou que o estudo mostra que a maioria dos brasileiros reconhece que o clima está mudando devido às ações humanas e a transição energética pode ser uma oportunidade para o Brasil. A pesquisa foi feita no dia 15 de julho de 2024, com uma margem de erro de 2%.
Fonte: Agência Brasil
Siga nas redes sociais