Saúde

Teresina inicia vacinação de gestantes contra o vírus da bronquiolite; saiba aonde

A imunização protege o bebê por meio da transferência de anticorpos maternos

Da Redação

Quinta - 11/12/2025 às 17:15



Foto: Ascom FMS Vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) será destina às mulheres grávidas a partir da 28ª semana de gestação
Vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) será destina às mulheres grávidas a partir da 28ª semana de gestação

Teresina iniciou nesta quinta-feira (11), a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), uma das principais causas de bronquiolite e pneumonia em bebês. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu 2.660 doses do Ministério da Saúde para dar início à imunização.

A vacina é destinada às gestantes a partir de 28 semanas de gravidez, em dose única. A imunização protege o bebê por meio da transferência de anticorpos maternos, reduzindo significativamente o risco de formas graves da doença nos primeiros meses de vida.

Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, destacou que a vacina é um "avanço fundamental para a proteção dos bebês de Teresina", sendo a forma mais eficaz de garantir a segurança contra a doença nos primeiros meses de vida.

O VSR é uma preocupação crescente na capital, o vírus é a principal causa de internação por infecções respiratórias em crianças menores de 2 anos, sendo responsável por aproximadamente 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias nessa faixa etária no Brasil.

Em 2025, o VSR foi o vírus respiratório mais prevalente em Teresina, superando a Influenza (gripe), ficando atrás apenas do Coronavírus. Das 2.293 amostras analisadas pelo Lacen-PI, 213 foram positivas para VSR.

Para se imunizar, a gestante deve apresentar documento de identificação, cartão de pré-natal e cartão de vacinação.

Saiba onde se vacinar

  • Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)

  • Maternidades

  • Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo

  • Hospital da Polícia Militar

  • Ponto de vacinação do Teresina Shopping

Fonte: FMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: