Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados
Deputados federais Merlong Solano, Florentino Neto e Dr. Francisco
Os deputados Merlong Solano, Florentino Neto e Dr. Francisco Costa, do Partido dos Trabalhadores, são os únicos parlamentares piauienses que já se manifestaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa reduzir a jornada de trabalho nacional. De autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), a proposta precisa de 171 assinaturas para começar a tramitar no Congresso. Até o momento, apenas 79 deputados assinaram a proposta, segundo informou a assessoria da deputada.
"Eu sempre defendi a classe trabalhadora. E agora estou do lado do trabalhador contra a jornada 6x1. Quem acorda cedo para trabalhar e garantir o seu sustento e da sua família merece salário justo e condições de trabalho adequadas. Por isso assinei a PEC pelo fim da jornada 6x1 no dia 3 de novembro. Estamos juntos nessa, trabalhador! Mais dignidade e qualidade de vida para quem ajuda a fazer o Brasil crescer. Contem comigo", escreveu Merlong Solano, nas redes sociais.
A escala 6x1 é uma escala na qual o trabalhador trabalha 6 dias seguidos e folga apenas um dia por semana. A escala 6x1 foi legalizada pela Reforma Trabalhista de 2017, durante o governo de Michel Temer (MDB). "É uma questão de dignidade e de justiça social", argumentou Hilton, ao reforçar que a proposta não busca diminuir a produtividade, mas sim melhorar as condições de trabalho para que sejam mais humanas.
"Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6x1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador", defende a deputada.
A proposta tem recebido apoio popular e deve pressionar ainda mais parlamentares a se posicionarem a favor do texto durante esta semana. O abaixo-assinado "Por um Brasil que Vai Além do Trabalho" já reúne mais de 1,3 milhão de assinaturas e o assunto se tornou um dos mais comentados no X (ex-Twitter) neste fim de semana.
Siga nas redes sociais