Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Pix
Um vazamento de dados envolvendo o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) expôs informações de mais de 11 milhões de chaves Pix. O incidente ocorreu nos dias 20 e 21 de julho, dentro da plataforma Sisbajud, ferramenta usada pelo Judiciário para bloquear ativos e consultar informações financeiras com o apoio do Banco Central (BC).
As informações divulgadas nesta quarta-feira (23) pelo Banco Central, revelam que 11.003.398 chaves Pix tiveram dados cadastrais acessados de forma indevida. De acordo com o CNJ e o BC, os dados vazados incluem:
Ainda segundo os órgãos, nenhuma informação sensível foi comprometida. Dados como senhas, saldos, movimentações financeiras ou informações protegidas por sigilo bancário não foram acessados.
O CNJ informou que o problema foi corrigido rapidamente e que trabalha na criação de uma ferramenta de consulta pública, onde qualquer cidadão poderá verificar se teve os dados expostos. O serviço será disponibilizado em breve no site oficial do órgão (www.cnj.jus.br). O conselho também reforçou que não entrará em contato com os afetados por nenhum meio direto, como ligações, SMS ou e-mail.
Fonte: Agência Brasil
Siga nas redes sociais