Foto: Assessoria do PT
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad: ricos vão pagar IR
No 17º Encontro Nacional do PT, realizado em Brasília nesta sexta-feira (1º), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reafirmou os avanços do governo Lula em meio a desafios políticos e anunciou mudanças na tributação: "Dessa vez, quem vai pagar a conta é o rico no Imposto de Renda, não o pobre no orçamento". O discurso destacou a retomada econômica, a proteção social e a defesa da soberania nacional como pilares da gestão petista.
Números
Haddad apresentou números que comprovam a recuperação do país:
- Crescimento de 7% em dois anos, superando expectativas de 1 a 1,5% ao ano.
- Desemprego em 5,8%, o menor índice da série histórica.
- Saída antecipada do Mapa da Fome, conforme relatório da FAO.
O ministro atribuiu os resultados a políticas como a valorização do salário mínimo, o fortalecimento do Bolsa Família e a restituição de direitos cortados em governos anteriores.
Justiça tributária
Haddad enfatizou a mudança na lógica de arrecadação, garantindo que os mais ricos serão os principais contribuintes, enquanto programas sociais são preservados. "Começamos uma política de restituição dos direitos vilipendiados", afirmou, citando a recuperação do piso constitucional para saúde e educação.
Além da pauta econômica, o petista reforçou seu compromisso com a democracia e a soberania nacional, criticando fake news e tentativas de desestabilização."Temos uma grande tarefa até o ano que vem, mas não vamos nos furtar a lutar por esse país", declarou Haddad, em referência ao ano eleitoral de 2026.
Encontro
O encontro do PT que reúne 1.000 delegados de todo o país, termina neste domingo (3), com a posse do novo presidente nacional do PT, Edinho Silva, e a presença de Lula, governadores e parlamentares.
Siga nas redes sociais