Foto: Piauí Hoje
17ª Procissão das Sanfonas, na praça Saraiva em Teresina
A 17ª edição da Procissão das Sanfonas reuniu centenas de músicos e admiradores da cultura nordestina no Centro de Teresina, na tarde desta sexta-feira (01), em um cortejo marcado por homenagens ao legado de Luiz Gonzaga e aos 80 anos de nascimento de seu filho, Gonzaguinha. Um dos momentos mais emocionantes foi a participação do cantor Daniel Gonzaga, neto de Gonzagão e filho de Gonzaguinha, que reforçou a conexão entre gerações e arrancou aplausos do público.
Daniel Gonzaga, neto de Gonzagão e filho de Gonzaguinha
A concentração aconteceu em frente à Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, o evento iniciou com a tradicional bênção aos sanfoneiros, seguida pelo cortejo musical pelas ruas do Centro. Ao som de clássicos do baião, xote e forró, os participantes seguiram até o Museu do Piauí, passando pelo calçadão da Rua Simplício Mendes.
17ª Procissão das Sanfonas em Teresina
O padre Antônio Cruz destacou a importância da presença da Igreja em eventos populares como esse. "Nós somos piauienses, a maioria do nosso povo é neto de vaqueiros e agricultores. Fomos educados ouvindo Luiz Gonzaga. Está no nosso sangue. Celebrar os 80 anos de Gonzaguinha é perpetuar a memória desses desbravadores. E a Igreja vive da memória", afirmou.
Wilson Seraine, idealizador do evento, também falou sobre a organização e o amor envolvido na realização da procissão. "Tudo que a gente faz com alegria e satisfação, a gente faz tranquilo. Vai dar tudo certo. Daqui a pouco começamos a celebração e, em seguida, o cortejo", disse.
Procissão das Sanfonas em Teresina
A pequena Maria Luiza participou pela primeira vez e estava empolgada. "Eu estou achando muito legal. É a primeira vez que venho e comprei essa sanfona porque queria parecer com Luiz Gonzaga", contou. Durante o percurso, jovens sanfoneiros dividiram espaço com músicos veteranos, simbolizando o compromisso com a preservação da música nordestina. "É gratificante porque é uma maneira de preservar a cultura de Luiz Gonzaga, que deve ser lembrada por todas as gerações", declarou o sanfoneiro Denis Brito.
A Procissão das Sanfonas é realizada anualmente, integra o calendário oficial de eventos do Piauí e reforça o reconhecimento da sanfona como expressão viva da alma nordestina.
Siga nas redes sociais